sexta-feira, 10 de março de 2017

O Sagrado Coração de Jesus: como Ele revelou milagrosamente por meio da beata Alacoque - MONS. SÉGUR



O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
I
Como Nosso Senhor Jesus Cristo revelou milagrosamente o mistério de seu sagrado Coração por meio da beata Margarita María Alacoque.

Por Mons. Louis Gaston de Ségur

Esta santa religiosa, que viveu no século XVII, foi objeto de frequentes e extraordinárias manifestações do adorabilíssimo Coração de Jesus. Pertencia a uma honrada família da magistratura de Borgonha. Depois de uma juventude inocentíssima e provada por todo gênero de trabalhos, entrou em 1671 no mosteiro da Visitação de Paray-le-Monial, à idade de vinte e três anos, e morreu santamente em 1690.

Quatro séculos antes, Santa Gertrudes, abadessa beneditina de Heldelfs na Alemanha, nos anunciava a devoção ao sagrado Coração de Jesus como o grande remédio posto por Nosso Senhor à velhice do mundo, mas parece ter Deus predestinado Beata Margarita María para ser a apóstola do culto ao sagrado Coração. E a ela efetivamente se deve, de um modo especial, com a aprovação da Santa Sé, sua divulgação na Igreja. "A Margarita María (disse, com efeito, Pio IX no decreto de beatificação) se dignou escolher o Senhor para estabelecer e difundir entre os homens um culto tão piedoso, saudável e legítimo". E a escolheu por meio de admiráveis e milagrosas revelações, as quais a Igreja aprovou e que respiram o mais puro amor de Deus.

"Meu soberano senhor me fez repousar longo tempo sobre o seu divino peito, de onde me revelou as maravilhas de seu amor e os segredos indizíveis de seu sagrado Coração. Abriu-me a primeira vez aquele divino Coração de uma maneira tão real e sensível, que não me deixou lugar a nenhuma dúvida no tocante a verdade desta graça".

"Jesus me disse: - Meu divino Coração está cheio de amor pelos homens, e a ti em particular, filha minha, que, não podendo mais conter as chamas da ardente caridade, é preciso que as derrame através de tu e que a eles se manifeste para enriquece-los com os tesouros que encerra. Manifesto-lhe o preço destes tesouros que contém as graças da santificação e salvação necessárias para tirar o mundo do abismo da perdição. Apesar de tua indignidade e ignorância, te escolhi para o cumprimento deste grande designo, para que seja mais manifesto que sou eu quem faz tudo."

"Dito isto, o Senhor me pediu o meu coração. Eu o supliquei que o tomasse, e assim o fez. E, colocando-o junto de seu Coração adorável, me mostrou como uma pequena partícula que se consumia naquele forno aceso. Logo, retirando-o dali, como uma ardente chama em forma de coração, voltou a colocá-lo em seu lugar de origem, dizendo-me: - Aqui está, amada minha, uma pequena prova do meu amor. Encerrei no teu peito uma centelha da mais viva chama deste amor, para que te sirva de coração e te consuma até o último momento de tua vida. Seus ardores não se extinguirão jamais. E para deixar-te um sinal de que a graça que acabo de fazer-te não é uma ilusão e que deve ser o fundamento das demais que se virão, embora eu tenha fechado a ferida do teu peito, ali sempre sentirás dor. Até hoje só a tenho chamado de serva minha, mas de agora em diante te dou o nome de Discípula muito amada de meu sagrado Coração!"

"Tão assinalado favor, acrescenta a beata Margarita, durou muitíssimo tempo. Eu não sabia se estava no céu ou na terra. Durante muitos dias permaneci embriagada e de tal maneira iluminada e tão fora de mim que não podia pronunciar uma só palavra. Não podia dormir, porque esta chaga, cuja dor me é preciosa, causava-me tão vivos ardores que me consumia e me fazia arder viva. Sentia-me tão cheia de Deus que não podia a isso expressar ao meu Superior como quisera ter feito, apesar da dor e confusão que sinto em dizer semelhantes favores."

"Desde aquele dia, em cada sexta-feira do mês, o sagrado Coração de meu Jesus se me apresentava como um sol brilhante, cujos ardentes raios caiam sobre meu coração. E então me sentia abrasada de um fogo tão vivo que me parecia a reduzir-me a cinzas."

"Particularmente naqueles momentos era quando meu divino Mestre me instruía e descobria os segredos de seu adorável Coração."

* *

Também nós, ó Jesus, Senhor e Salvador nosso, apesar de nossa indignidade e de nossas misérias, ou melhor, a causa delas, queremos estar expostos aos benéficos raios de vosso Santíssimo Coração. Queremos que as chamas divinas consumam nossa tibieza e que nos purifique de todos os nossos pecados!

Ó Jesus, orvalho do céu, chama de amor e manancial da graça, abrasai, purificai e possui todo o meu coração! Ó divino Amor, crescei e reinai em mim, multiplicai e reinai em toda a terra como no Paraíso dos Bem-aventurados!

* *

Para citar: Mons. Ségur, Louis Gaston. El Sagrado Corazon de Jesus. Casa editorial de Manuel Galindo y Bezares: Mexico, 1888. Capítulo I. Tradução de Gabriel Luan P. Mota. 

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por visitar nosso Blog sobre a Fé Católica.

Deixe seu comentário e ajude-nos com seu feedback!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | GreenGeeks Review