segunda-feira, 24 de abril de 2017

O crucifixo no centro do altar na Missa "de frente para o povo" - Departamento de Celebrações do Sumo Pontífice



DEPARTAMENTO DE CELEBRAÇÕES
DO SUMO PONTÍFICE

O crucifixo no centro do altar na Missa "de frente para o povo"


Desde os tempos remotos, a Igreja estabeleceu sinais sensíveis que ajudaram os fiéis a elevar a alma a Deus. O Concílio de Trento, referindo-se em particular à Santa Missa, incentivou esta prática recordando que: "A natureza do homem é tal, que muito dificilmente se eleva à meditação das coisas divinas, sem a ajuda exterior que a favoreça. Por isso a santa Igreja, Mãe piedosa, estabeleceu determinados ritos [...] com o fim de encarecer a majestade de tão augusto Sacrifício [a Eucaristia] e a incitar as mentes dos fiéis a se elevarem por meio destes sinais exteriores da religião e devoção, à contemplação das realidades altíssimas que estão ocultas neste sacrifício"[1].

Um dos sinais mais antigos consiste em voltar-se ao oriente para rezar. O oriente é símbolo de Cristo, o Sol de justiça. "Erick Peterson demonstrou a estreita conexão entre a oração de frente para o oriente e a cruz, conexão evidente como muito tarde no período constantiniano. [...] Entre os cristãos se difundiu a prática de indicar a direção da oração com uma cruz sobre a parede oriental na abside das basílicas, mas também nas habitações privadas, por exemplo, de monges e eremitas"[2].

Missa no Oratório de São José (St. Joseph Oratory), em Detroit - USA (imagem ausente no original)

"Acaso se nos pergunta para onde olhavam o sacerdote e os fiéis durante a oração, a resposta deve ser: ao alto, para a abside! A comunidade orante durante a oração não olhava, de fato, em primeiro lugar, o altar ou a cátedra, mas que elevava ao alto os olhos e as mãos. Assim a abside chegou a ser o elemento mais importante da decoração da igreja, no momento mais íntimo e santo do ato litúrgico, a oração"[3]. Quando, portanto, se encontra representado na abside Cristo entre os apóstolos e mártires não se trata somente de uma representação, mas um epifania na presença da comunidade orante. A comunidade então "elevava as mãos e os olhos ao céu", olhava concretamente a Cristo no mosaico absidal e falava com ele, a ele rezava. Evidentemente, Cristo estava assim diretamente presente na imagem. Dado que a abside era o ponto de convergência do olhar orante, a arte proporcionava o que o orante necessitava: o Céu, a partir do Filho de Deus que mostrava à comunidade como que a partir de uma tribuna"[4].
Portanto, "para os cristãos da antiguidade tardia, rezar e orar formava um todo. O orante queria não somente falar, mas esperava também ver. Se na abside mostrava-se de modo maravilhoso uma cruz celeste ou a Cristo em sua glória celeste, então por isso mesmo o orante que olhava para o alto podia ver exatamente isto: que o céu se abria para ele e que Cristo se lhe mostrava [5].

Dos apontamentos históricos anteriores, se deduz que a liturgia não se compreende verdadeiramente se se a imagina principalmente como um diálogo entre o sacerdote e a assembleia. Não podemos entrar aqui nos detalhes, limitamo-nos a dizer que a celebração da Santa Missa "de frente para o povo" é um conceito que começou a formar parte da mentalidade cristã somente na época moderna, como demonstraram estudos sérios e o reafirmou Bento XVI: "A ideia de que o sacerdote e o povo na oração deveriam olharem-se reciprocamente nasceu somente na época moderna e é completamente estranha à cristandade antiga. De fato, sacerdote e povo não dirigem a sua oração um ao outro, mas juntos dirigem ao único Senhor"[6].

Bento XVI celebrando Missa (imagem ausente no original)
Apesar do Concílio Vaticano II nunca ter tocado nesse assunto, em 1964 a Instrução Inter Oecumenici, emanada do Consilium, grupo de estudos encarregado de levar a cabo a reforma litúrgica prevista pelo Concílio, prescreveu no n. 91 o seguinte: "É conveniente que o altar maior esteja separado da parede para poder circular mais facilmente ao seu redor e celebrar versus populum". Desde então, a posição do sacerdote "de frente para o povo", ainda que não seja obrigatória, se tornou a maneira mais comum de celebrar a Missa. Estando assim as coisas, Bento XVI propôs, também nesses casos, não perder o significado tradicional da oração "orientada" e sugeriu superar as dificuldades colocando no centro do altar o sinal de Cristo crucificado [7]. Aderindo a esta proposta, recorda-se que as dimensões do sinal devem ser tais que se façam bem visível, sob pena de pouca eficácia [8].
A visibilidade da cruz do altar está pressuposta pela Instrução Geral do Missa Romano: "Haja também sobre o altar ou perto dele uma cruz com a imagem do Cristo crucificado que seja bem visível para o povo reunido" (n. 308). Não é precisado, no entanto, se a cruz deve estar necessariamente no centro. Aqui intervém, portanto, motivações de ordem teológico e pastoral, que por causa do curto espaço a nossa disposição não podemos expor. Limitamo-nos a concluir citando novamente Bento XVI: "Na oração não é nem necessário nem sequer conveniente olhar-se mutuamente, muito menos ao receber a comunhão. (...) Em uma aplicação exagerada e mal-entendida da "celebração de frente para o povo", removeram as cruzes do centro dos altares, para não atrapalhar a vista entre o celebrante e o povo. Mas a cruz sobre o altar não é obstáculo à visão, mas sim um ponto de referência comum. É uma 'iconostasis' que permanece aberta, que não impede o pôr-se em comunhão, mas que essa imagem que concentra e unifica nossos olhares se faz de mediadora. Ousaria inclusive a propor a tese de que a cruz sobre o altar não é obstáculo, mas condição prévia para a celebração versus populum. Com isso voltaria a estar novamente clara também a distinção entre a liturgia da Palavra e a Oração Eucarística. Enquanto a primeira se trata de anúncio e, portanto, de uma relação recíproca imediata, na segunda se trata de adoração comunitária na qual todos nós seguimos estando sob o convite: Conversi ad Dominum - voltemo-nos ao Senhor, convertamo-nos ao Senhor" [9].

___________

[1] - Concílio de Trento, XXII, V, DS, 1746.
[2] - U.M. Lang, Rivolti ao Signori, Siena 2006, p. 32.
[3] - S. Heid, Gebetshaltung und Ostung in frühchristlicher Zeit, Rivista di Archeologia Cristiana 82, 2006, p. 369
[4] - ibid, p. 370.
[5] - ibid, p. 374.
[6] - Teología de la Liturgia, Ciudad del Vaticano 2010, pp. 78
[7] - ibid, p. 88.
[8] - M. Gagliardi, Introduzione al Mistero eucaristico, Roma 2007, p. 371
[9] - Teología de la Liturgia, Ciudad del Vaticano 2010, pp. 536.


___________

Para citar: Departamento de Celebrações do Sumo Pontífice. O Crucifixo no centro do altar na Missa "de frente para o povo". Tradução de Gabriel Luan P. Mota. Publicado no blog Regozija-te com a Verdade, aos 24 de abril de 2017.


0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por visitar nosso Blog sobre a Fé Católica.

Deixe seu comentário e ajude-nos com seu feedback!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | GreenGeeks Review