sábado, 4 de outubro de 2014

Paráfrase do Pai-Nosso por São Francisco de Assis

Da maneira como São Francisco rezava o Pai-Nosso

Para honrar a São Francisco de Assis, cuja festa é comemorada hoje (04/10), publicamos aqui sua Paráfrase da oração que o Senhor Jesus nos ensinou.


1 Santíssimo Pai nosso, nosso Criador, nosso Redentor, nosso Salvador e Consolador!
Que estais nos céus: Nos anjos e nos santos, iluminando-os, para que vos conheçam, porque vós, Senhor, sois luz; inflamando-os, para que vos amem, porque vós sois amor; habitando neles e enchendo-os, para que gozem a bem-aventurança, porque vós, Senhor, sois o sumo bem, o bem eterno, donde procede todo o bem, e sem o qual não há bem algum.
Santificado seja o vosso nome: Que o conhecimento de vós mais se clarifique em nós, para conhecermos qual a largueza dos vossos benefícios, a grandeza das vossas promessas, a alteza da vossa majestade, e a profundeza dos vossos juízos (Ef 3, 18).
Venha a nós o vosso Reino: De modo a reinardes em nós pela graça, e a nos levardes a entrar no vosso Reino, onde a visão de vós é clara, o amor por vós é perfeito, ditosa a vossa companhia e gozaremos de Vós para sempre.
Seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu: Para vos amarmos de todo o coração (cf. Lc 10, 27), pensando sempre em vós; sempre a vós desejando com todo o nosso espírito; sempre a vós dirigindo todas as nossas intenções, e em tudo procurando a vossa honra; e com todas as veras empregando todas as nossas forças e potências do corpo e da alma ao serviço do vosso amor e de nada mais. E para amarmos o nosso próximo como a nós mesmos, atraindo todos, quanto possível, ao vosso amor, alegrando-nos dos bens dos outros como dos nossos, e compadecendo-nos dos seus males, e não fazendo a ninguém qualquer ofensa (cf. 2 Cor 6, 3).
O pão nosso de cada dia, o vosso dileto Filho nosso Senhor Jesus Cristo, nos dai hoje, para memória, e inteligência e reverência do amor que nos teve, e de quanto por nós disse, fez e suportou.
Perdoai-nos as nossas ofensas: Por vossa inefável misericórdia, por virtude da paixão do vosso amado filho Nosso Senhor Jesus Cristo, e pelos méritos e intercessão da bem-aventurada Virgem Maria e de todos os Santos.
Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido: E o que não perdoamos plenamente, fazei, Senhor, que plenamente perdoemos, a fim de que, por vosso amor, amemos de verdade os inimigos, e por eles a vós devotamente intercedamos, a ninguém pagando mal com mal (cf. 1Ts 5, 15) e em vós procuremos ser úteis em tudo.
E não nos deixeis cair em tentação: oculta ou manifesta, súbita ou renitente.
10 Mas livrai-nos do mal: passado, presente e futuro.
Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo: assim como era no princípio e agora e sempre, por séculos dos séculos. Amen.


Fonte: Escritos de S. Francisco, pp. 36s. Editorial Franciscana – adaptado.



São Francisco de Assis, rogai por nós!

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por visitar nosso Blog sobre a Fé Católica.

Deixe seu comentário e ajude-nos com seu feedback!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | GreenGeeks Review