quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

CARTA SOBRE A POSIÇÃO DO PADRE DURANTE A LITURGIA EUCARÍSTICA



CARTA SOBRE A POSIÇÃO DO PADRE DURANTE A LITURGIA EUCARÍSTICA

Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos

Prot. No 2036/00/L

A Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos foi perguntada se a expressão Nº 299 da Instrução Geral para o Missal Romano se trata de uma norma de acordo com a qual, durante a Liturgia Eucarística, a posição do padre versus apsidem (de frente para a abside) deve ser excluída ou evitada.

A Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, após uma madura reflexão e sob a luz de precedentes litúrgicos, responde:

NEGATIVO, e de acordo com a seguinte explicação:

A explicação incluí vários elementos que devem ser levados em consideração:

A primeira coisa que deve-se ter em mente é que a palavra expedit não expressa uma obrigação, mas uma sugestão que se refere a construção do altar separado da parede (a pariete sejunctum) e também a celebração versus populum. A cláusula ubi possibile sit (onde seja possível) refere-se a diferentes elementos, como, por exemplo: a topografia do local, a disponibilidade de espaço, o valor artístico do altar existente, a sensibilidade das pessoas que participam de determinada igreja, etc. Isso reafirma que a posição de frente para a assembleia parece mais conveniente na medida em que isto torna a comunicação mais fácil, sem excluir, entretanto, a outra possibilidade.

Contudo, qualquer que seja a posição do padre celebrante, está claro que o Sacrifício Eucarístico é oferecido ao Deus uno e trino, e que o principal, eterno e sumo sacerdote é Jesus Cristo, que atua através do ministério do sacerdote que visivelmente preside como seu instrumento. A assembleia litúrgica participa na celebração em virtude do sacerdócio comum dos fiéis que requer o ministério do sacerdote ordenado para ser exercido na Assembleia Eucarística. Deve-se distinguir a orientação física, especialmente no que diz respeito à comunicação entre os vários membros da assembleia, da orientação espiritual interior de todos. Seria um grave erro imaginar que a principal orientação do ato sacrificial é direcionado à comunidade. Se o padre celebra versus populum, que é legítimo e frequentemente conveniente, sua atitude espiritual deve ser sempre versus Deum per Jesus Christum (em direção a Deus através de Jesus Cristo), como representante de toda a Igreja. A Igreja também, que se concretiza na assembleia da qual participa, está inteiramente voltada versus Deum como seu primeiro movimento espiritual.

Parece que a tradição antiga, embora não sem exceção, era aquela em que o celebrante e a comunidade orante estavam ambos voltados versus orientem (em direção ao oriente, Leste), a direção de onde a Luz, que é Cristo, vem. Não é incomum para igrejas antigas estarem “orientadas” de maneira que o sacerdote e a assembleia estivessem voltados versus orientem durante a oração pública.

Pode ser que quando existiam problemas de espaço, ou de algum outro tipo, o altar representasse o Leste simbolicamente. Hoje a expressão versus orientem frequentemente significa versus apsidem,  e ao falar de versus populum não é 'ao oeste' que isso significa, mas sim, em direção à comunidade presente.

Na arquitetura antiga das igrejas, o lugar do bispo ou do sacerdote celebrante estava no centro do altar onde, sentado e voltado à comunidade, a proclamação das leituras era ouvida. Agora esse lugar presidencial não foi atribuído à pessoa humana do bispo ou do padre, nem aos seus dons intelectuais e nem mesmo a sua santidade pessoal, mas para seu lugar como instrumento do Pontífice invisível, que é o Senhor Jesus.

Quando é uma questão de igrejas antigas, ou de grande valor artístico, é apropriado, além disso, manter em mente as legislações civis sobre mudanças ou reformas. Adicionar outro altar pode nem sempre é a solução mais digna. 

Não há necessidade de dar importância excessiva a elementos que tenham mudado ao longo dos séculos. O que sempre permanece é o evento celebrado na liturgia: que é manifestada através de ritos, sinais, símbolos e palavras que expressam vários aspectos do mistério sem, contudo, torna-lo exaustivo, pois isto os transcende. Tomar uma posição rígida e absolutizar pode tornar-se uma rejeição de algum aspecto da verdade que merece respeito e aceitação.

Cidade do Vaticano, 25 de Setembro de 2000.
Assinado: Congregação para Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.



______

Para citar: Jorge Arturo Medina, Francesco Pio Tamburrino. Carta sobre a posição do padre durante a Liturgia Eucarística.  Publicado no blog: Regozija-te com a verdade aos 20 de Dezembro de 2017. Tradução de Wellington de Oliveira Veloso. Publicado originalmente em adoremus.org


0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por visitar nosso Blog sobre a Fé Católica.

Deixe seu comentário e ajude-nos com seu feedback!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | GreenGeeks Review