CARTA SOBRE A POSIÇÃO DO PADRE
DURANTE A LITURGIA EUCARÍSTICA
Congregação para o
Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos
Prot. No 2036/00/L
A Congregação para o Culto Divino e
Disciplina dos Sacramentos foi perguntada se a expressão Nº 299 da Instrução
Geral para o Missal Romano se trata de uma norma de acordo com a qual, durante
a Liturgia Eucarística, a posição do padre versus
apsidem (de frente para a abside) deve ser excluída ou evitada.
A Congregação para o Culto Divino e
Disciplina dos Sacramentos, após uma madura reflexão e sob a luz de precedentes
litúrgicos, responde:
NEGATIVO, e de acordo com a seguinte
explicação:
A explicação incluí vários elementos
que devem ser levados em consideração:
A primeira coisa que deve-se ter em
mente é que a palavra expedit não
expressa uma obrigação, mas uma sugestão que se refere a construção do altar
separado da parede (a pariete sejunctum) e
também a celebração versus populum. A
cláusula ubi possibile sit (onde seja
possível) refere-se a diferentes elementos, como, por exemplo: a topografia do
local, a disponibilidade de espaço, o valor artístico do altar existente, a
sensibilidade das pessoas que participam de determinada igreja, etc. Isso reafirma que
a posição de frente para a assembleia parece mais conveniente na medida em que
isto torna a comunicação mais fácil, sem excluir, entretanto, a outra
possibilidade.
Contudo, qualquer que seja a posição do
padre celebrante, está claro que o Sacrifício Eucarístico é oferecido ao Deus
uno e trino, e que o principal, eterno e sumo sacerdote é Jesus Cristo, que
atua através do ministério do sacerdote que visivelmente preside como seu
instrumento. A assembleia litúrgica participa na celebração em virtude do sacerdócio
comum dos fiéis que requer o ministério do sacerdote ordenado para ser
exercido na Assembleia Eucarística. Deve-se distinguir a orientação física, especialmente no que diz respeito à comunicação entre os vários membros da assembleia, da orientação espiritual interior de todos. Seria um
grave erro imaginar que a principal orientação do ato sacrificial é direcionado
à comunidade. Se o padre celebra versus
populum, que é legítimo e frequentemente conveniente, sua atitude
espiritual deve ser sempre versus Deum
per Jesus Christum (em direção a Deus através de Jesus Cristo), como
representante de toda a Igreja. A Igreja também, que se concretiza na
assembleia da qual participa, está inteiramente voltada versus Deum como seu primeiro movimento espiritual.
Parece que a tradição antiga, embora
não sem exceção, era aquela em que o celebrante e a comunidade orante estavam
ambos voltados versus orientem (em
direção ao oriente, Leste), a direção de onde a Luz, que é Cristo, vem. Não é
incomum para igrejas antigas estarem “orientadas” de maneira que o sacerdote e
a assembleia estivessem voltados versus
orientem durante a oração pública.
Pode ser que quando existiam problemas de espaço,
ou de algum outro tipo, o altar representasse o Leste simbolicamente. Hoje a
expressão versus orientem frequentemente
significa versus apsidem, e ao falar de versus populum não é 'ao oeste' que isso significa, mas sim, em
direção à comunidade presente.
Na arquitetura antiga das igrejas, o lugar do
bispo ou do sacerdote celebrante estava no centro do altar onde, sentado e
voltado à comunidade, a proclamação das leituras era ouvida. Agora esse lugar
presidencial não foi atribuído à pessoa humana do bispo ou do padre, nem aos
seus dons intelectuais e nem mesmo a sua santidade pessoal, mas para seu lugar
como instrumento do Pontífice invisível, que é o Senhor Jesus.
Quando é uma questão de igrejas antigas, ou de
grande valor artístico, é apropriado, além disso, manter em mente as
legislações civis sobre mudanças ou reformas. Adicionar outro altar pode nem
sempre é a solução mais digna.
Não há necessidade de dar importância excessiva
a elementos que tenham mudado ao longo dos séculos. O que sempre permanece é o
evento celebrado na liturgia: que é manifestada através de ritos, sinais,
símbolos e palavras que expressam vários aspectos do mistério sem, contudo,
torna-lo exaustivo, pois isto os transcende. Tomar uma posição rígida e
absolutizar pode tornar-se uma rejeição de algum aspecto da verdade que merece
respeito e aceitação.
Cidade do Vaticano, 25 de Setembro de 2000.
Assinado: Congregação para Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.
______
Para citar: Jorge Arturo
Medina, Francesco Pio Tamburrino. Carta
sobre a posição do padre durante a Liturgia Eucarística. Publicado no blog: Regozija-te com a verdade
aos 20 de Dezembro de 2017. Tradução de Wellington de Oliveira Veloso. Publicado
originalmente em adoremus.org
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