quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Que aspecto teria um cisma católico alemão?


Que aspecto teria um cisma católico alemão?


Em que resultou a igreja Anglicana e a antiga igreja Católica (veterocatólicos)? Terminaram em centenas de novos cismas e seitas. Acabaram abandonando a moralidade tradicional da fé cristã, assim como abandonaram a doutrina teológica fundamental da fé.
_______________

Alguns observadores do Sínodo sobre a família, em andamento, preveem que se os cardeais liberais alemães não conseguirem alcançar seus objetivos, estes farão de qualquer maneira sua vontade. Edward Pentin, que se perfila como um dos periodistas mais perspicaz sobre questões do Vaticano, assinalou que os cardeais alemães planejam publicar seu próprio documento pastoral depois do encerramento do Sínodo.
O Cardeal Reinhard Marx destacou que as questões acerca do matrimônio, da família e da moral sexual não se podem responder durante as três semanas do Sínodo.

Cardeal Marx, arcebispo de Arquidiocese de Munique e Frisinga
e presidente da Conferência Episcopal Alemã.
Acrescentou, no entanto, que no que concerne a prática pastoral, a Igreja alemã "não pode ficar à espera" de declarações sinodais, já que o matrimônio e o ministério da família têm que ser atendidos de imediato, segundo um artigo em Die Tagespost, traduzido pelo blog Catholic Conclave.

O Cardeal Marx, arcebispo de Munique e Frisinga, manifestou que, enquanto a doutrina, o episcopado alemão mantém-se em comunhão com a Igreja, mas no que diz respeito a assuntos de cuidado pastoral "o sínodo não pode prescrever em detalhe o que necessitamos fazer na Alemanha".


O Cardeal Marx afirmou: "não somos uma filial de Roma", e tornou claro que os católicos alemães seguirão seu próprio caminho.

"Cada conferência episcopal é responsável de seu cuidado pastoral em seu próprio meio cultural, e deve proclamar o Evangelho expressando-o de sua própria maneira. Não podemos esperar até que um sínodo declare algo, já que necessitamos levar a cabo aqui [Alemanha] o ministério do matrimônio e da família.”

O espírito independente alemão nos recorda a disputa entre os Católicos holandeses sobre a infabilidade papal.

Ignaz von Döllinger, principal teólogo do
movimento Vétero.
No caso de que já o tenha esquecido, o que ocorreu foi o seguinte. Em 1870 certos bispos austríacos, suíços e alemães se manifestaram em desacordo com a declaração sobre a infabilidade do Papa. Da mesma forma que o Cardeal Marx, não desejavam considerar-se como uma "filiar de Roma" e encontraram apoio no bispo autônomo de Utrecht. Desde o início do século XVI, a Diocese de Utrecht havia se separado gradualmente da autoridade do Papa devido a controvérsia jansenista, e seu bispo começou a ordenar clérigos e bispos para o que eventualmente se transformou na "Antiga igreja Católica" (velhos católicos, veterocatólicos).

(É de notar que este cisma chamou-se a si mesmo de "Antiga igreja Católica" devido ao seu lema: "não abandonamos Roma. Roma nos abandonou". Este é ainda o lema sob o qual a maioria dos cismas "católicos" caminham).

Com o passar dos anos, os bispos da Antiga igreja Católica ordenaram uma série de bispos errantes e geraram dezenas de pequenas igrejas "católicas" independentes. A Antiga igreja Católica está, além disso, em absoluta comunhão com os luteranos e os anglicanos; contam com sacerdotisas, apoiam os anticontraceptivos, as uniões homossexuais e, realmente, as diferenças entre esta e os anglicanos liberais da igreja alta são imperceptíveis.

Jody Stowell, "bispa" anglicana.
A Igreja Católica Alemã já é, de forma preocupante, similar a Antiga igreja Católica e aos anglicanos. A Antiga igreja Católica e os anglicanos estão influenciados excessivamente por seus governos nacionais; a Antiga igreja Católica em sua formação original, e os anglicanos tanto em sua formação como por ser a igreja nacional britânica. Como tais, estão fortemente influenciadas pelas correntes culturais e pressões financeiras de um culto estatal. O mesmo ocorre com os católicos alemães, com seu imposto eclesiástico e sua integração cultural.

Em que resultou a igreja Anglicana e a Antiga igreja Católica? Terminaram em centenas de novos cismas e seitas. Acabaram abandonando a moralidade tradicional da fé cristã, assim como abandonaram a doutrina teológica fundamental da fé.

Se os católicos alemães decidem seguir o caminho do cisma, que êxitos esperam alcançar? A igreja Anglicana e a Antiga igreja Católica se encontram em uma decadência funesta, dividindo-se e subdividindo-se em cismas e seitas cada vez mais pequenas, remando para a mesma imoralidade e relativismo, em uma teologia à deriva, igual às outras denominações protestantes liberais.

Os cardeais alemães optarão por buscar seu próprio caminho?
Se assim, não haverá grande necessidade de desbravar o caminho. As vanguardas deixaram muito bem marcada a trilha.
A única coisa que necessitam fazer é seguir aos Antigos Católicos, aos anglicanos e aos luteranos.

"Mas já fazem isso!", vocês me dirão.
Efetivamente.


__________
Fr. Dwight Longenecker, presbítero católico. Convertido do anglicanismo ao catolicismo.
Disponível em InfoCatólica.

Publicado originalmente em Standing on my edge (Patheos)

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por visitar nosso Blog sobre a Fé Católica.

Deixe seu comentário e ajude-nos com seu feedback!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | GreenGeeks Review